LAVAGEM NASAL

Assim como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos, para alguns a lavagem nasal é mais uma etapa de limpeza do corpo diária.

Ela pode ser especialmente benéfica para pessoas que convivem com o congestionamento das vias aéreas, por conta de alguma doença respiratória, como rinite, sinusite e bronquite.

Além disso, pode contribuir para a remoção de microrganismos desagradáveis das vias aéreas. Por isso, se você busca como desentupir o nariz de forma segura e saudável, essa pode ser uma boa alternativa.

O que é lavagem nasal?

A lavagem nasal é um método natural de desobstrução dos seios da face. Ele é feito a partir da introdução de soluções aquosas seguras nas vias aéreas, com o objetivo de remover impurezas e aprimorar o processo respiratório.

Benefícios da lavagem nasal

Limpeza do muco nasal
Remoção de restos celulares e crostas
Diminuição da inflamação das vias aéreas
Melhora o funcionamento dos cílios da mucosa nasal
Limpeza de secreções purulentas
Ajuda a aliviar a coriza e o prurido nas vias aéreas

Como fazer lavagem nasal?

Existem diversos produtos e receitas que podem ser utilizados para fazer lavagem nasal. Abaixo, você confere detalhes sobre as três principais formas de fazê-la.

1

Soro fisiológico

O soro fisiológico também é uma das fórmulas mais utilizadas para fazer lavagem nasal. Fácil de ser encontrado em farmácias, ele pode conter apenas uma solução simples e pura ou com conservantes.

Para utilizá-lo, é só lavar o nariz com a solução algumas vezes ao dia, com o auxílio de um conta-gotas, aspirador nasal ou seringa.

2

Receita caseira

Outra maneira de fazer a mesma solução para descongestionar o nariz é misturar 2 colheres de chá de sal marinho, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 250 ml de água fervida. Aplique o líquido já morno no nariz congestionado, até sentir alívio do sintoma.

3

Água e sal

A lavagem nasal convencional é feita apenas com água e sal. Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas.

Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado. Ao finalizar a lavagem, expire com o nariz antes de realizar uma inspiração para limpar as narinas de qualquer resquício da solução.

Ainda tem dúvidas sobre qual dessas é a melhor opção para você? Busque o apoio de um clínico geral ou otorrinolaringologista para avaliar o seu caso.

É perigoso fazer lavagem nasal?

É perigoso fazer lavagem nasal?

A lavagem nasal não faz mal para adultos. O grande impasse que ronda a prática é quando adultos precisam fazer o procedimento em crianças. Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar se engasgando.

Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de fazer o procedimento em crianças. Mas, ainda assim, a prática é recomendada por pediatras, uma vez que usar soro para nariz ajuda a criança a não ficar tão incomodada para respirar, comer ou dormir.

Lavagem nasal vs Descongestionantes

A irrigação nasal com solução salina é um procedimento que não apresenta contraindicações ou limite de idade. Apesar de também ser usado para eliminar a obstrução nasal, os especialistas alertam que não se deve confundir lavagem nasal com o uso de descongestionantes nasais.

O uso de descongestionantes é desaconselhado pelos médicos, porque podem causar arritmia cardíaca, perfuração do septo nasal e até mesmo a morte, dependendo da quantidade usada. Além disso, seu uso pode causar dependência.

Complemente os seus cuidados com Sterilair

Como Sterilair pode ajudar quem tem doenças respiratórias

A lavagem nasal ajuda a aliviar alguns dos desconfortos causados por doenças respiratórias. No entanto, o alívio dessa medida é temporário. Para prolongá-lo, é interessante investir em medidas de prevenção.

Uma delas é contar com o apoio de um purificador de ar. Sterilair ajuda a eliminar até 99% dos vírus, bactérias, fungos e ácaros no ar de um ambiente.

Dessa forma, a presença de microrganismos prejudiciais e alérgenos no ar é reduzida, diminuindo também as crises e o desconforto no dia a dia.

Adquira seu kit lavagem nasal na Sterilair

Garanta o seu kit de lavagem

O que as pessoas dizem sobre o Sterilair?

Carregando avaliações

Outras dúvidas frequentes sobre o tema

Quantas vezes pode ser feita a lavagem nasal?

Ela é indicada para ser feita logo ao acordar, já que durante a noite produzimos mais secreção do que o normal, e ao final do dia, para limpar o nosso nariz que fica exposto à poluição, vírus e bactérias. Portanto, no geral, até três vezes por dia é o suficiente para garantir a limpeza e o umedecimento das vias aéreas. Porém, caso você esteja muito resfriado ou com muita coriza, esse número pode ser aumentado para até oito vezes ao dia.

Lavagem nasal pode ser feita em crianças?

Sim! Porém, em bebês e crianças, é preciso ter cuidado com a quantidade usada. Nas primeiras vezes, é recomendável usar algo entre 0,5 e 1 ml em cada narina, com pouca pressão, para que o pequeno se acostume com o processo e não passe por grandes incômodos. Com o tempo, esse volume pode ser gradualmente aumentado, conforme orientações de um pediatra da sua confiança.

Após retirar o mofo, é interessante pensar na prevenção. Pode ser interessante usar produtos antimofo dentro do armário para evitar o reaparecimento desse fungo nas suas peças.

Quando a lavagem nasal é necessária?

Qualquer pessoa pode fazer lavagem nasal para limpar os cílios nasais e favorecer o seu bom funcionamento. Porém a lavagem nasal é especialmente recomendada em casos de doenças respiratórias com processos alérgicos, como a bronquite e a rinite.

Apenas quem tem doenças respiratórias deve ter um esterilizador de ar?

Não. Por sua função, um esterilizador de ar também oferece benefícios para quem não tem doenças respiratórias, prevenindo o aparecimento delas a longo prazo. Além disso, Sterilair é bastante seguro, podendo ser usado no quarto das crianças e em ambientes com animais domésticos.

Referências - lavagem nasal

Pensando no seu conforto e bem-estar, todas as informações científicas desta página sobre lavagem nasal foram retiradas de fontes especializadas no assunto.

OTORRINOS CURITIBA. Higiene nasal: qual sua importância e como fazer, 2017. Disponível em:https://otorrinoscuritiba.com.br/saude/higiene-nasal-qual-sua-importancia-e-como-fazer.html

SIQUEIRA, Dra. Dandara. Por que a lavagem nasal com soro é tão importante?, 2021. Disponível em:https://dandarasiqueira.com.br/como-fazer-lavagem-nasal/