Sinusite bacteriana: saiba como identificar e prevenir

A sinusite bacteriana é uma das formas da sinusite, uma doença que afeta os seios nasais e causa o acúmulo de secreções nesses pontos. Ela geralmente é desenvolvida em decorrência de uma sinusite viral.

Caracterizada principalmente por ser causada por bactérias, pode ser curada com o auxílio de antibióticos. Porém, caso não seja corretamente tratada, pode evoluir para questões de saúde mais graves.

Para te ajudar a evitar essa piora e te guiar em direção a uma melhor qualidade de vida, preparamos esse conteúdo para responder às suas principais dúvidas sobre sinusite bacteriana.

Sinusite bacteriana: sintomas

No geral, em crianças, os sintomas mais comuns são aqueles da rinite aguda — normalmente causados por resfriados e gripes — e desaparecem em questão de até 15 dias. Neste caso, a lista geralmente inclui:

Sterilair Alergia ácaros: sintomase

Sintomas comuns

  • Pressão ou dor nas regiões dos seios nasais;
  • Catarro espesso e incolor;
  • Nariz entupido;
  • Perda de paladar e olfato;
  • Mau hálito; e
  • Aumento da pressão ou dor quando inclinado para a frente.

Sintomas menos comuns

  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor ou pressão no canal auricular;
  • Cansaço;
  • Febre; e
  • Dor para mastigar.

Duração dos sintomas

Os sintomas de sinusite bacteriana podem ter curta ou longa duração. A doença é considerada aguda quando os sintomas persistem por, no máximo, quatro semanas.

Por outro lado, pode ser considerada crônica quando os sintomas se fazem presentes por, pelo menos, 12 semanas.

Sinusite bacteriana: tratamento

Nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas com sinusite bacteriana recebem tratamentos com antibióticos. Isso porque, no geral, é a opção mais eficiente contra a sinusite bacteriana. Porém, existem diversos tipos de antibióticos no mercado e é recomendável agendar uma consulta com um(a) médico(a) especializado(a) para saber qual é a opção correta.

De qualquer forma, esse tipo de medicamento é costumeiramente vendido com a retenção da bula para evitar a automedicação equivocada, que é extremamente arriscada. Um tratamento inapropriado à base de antibióticos pode gerar superbactérias, que, por sua vez, são capazes de causar grandes danos à saúde do indivíduo.

Como aliviar os sintomas da doença?

Umidificador ou vapor do chuveiro

Algumas pessoas afirmam que os vapores ajudam a facilitar a respiração e diminuir dores.

Anti-inflamatórios

Médicos(as) podem indicar o uso de anti-inflamatórios para pessoas com dor e/ou inchaço nos seios nasais.

Sprays descongestionantes

Sprays descongestionantes podem ser indicados por médicos(as) para viabilizar uma respiração menos desconfortável.

Lavagens nasais

Em alguns casos, a lavagem nasal com soro fisiológico também pode ser indicada para auxiliar na desobstrução.

Como Sterilair pode ajudar a evitar a sinusite

A sinusite, mesmo quando causada por bactérias, pode ser evitada. Sterilair é um esterilizador de ar capaz de eliminar até 99% das bactérias e vírus suspensos no ar de um ambiente fechado com até 20 m². Qual a vantagem disso? Diminuir o contato do seu sistema respiratório com microrganismos e partículas que podem prejudicar consideravelmente a sua qualidade de vida!

Seguro para
crianças e animais

Sem necessidade de
manutenção

Pronto para funcionar
24h por dia

Não precisa de filtro
ou de limpezas constantes

Com sistema
anti chamas

Basta conectar à tomada
para começar a usar

Garanta o seu Sterilair

Além de eliminar até 99% das bactérias,
Sterilair também elimina:

  • Sterilair ajuda a eliminar: VírusVírus
  • Sterilair ajuda a eliminar: BactériasBactérias
  • Sterilair ajuda a eliminar: FungosFungos
  • Sterilair ajuda a eliminar: ÁcarosÁcaros

Dúvidas comuns sobre sinusite bacteriana

Existe um aparelho para sinusite?

Atualmente, no mercado, existem diversos aparelhos que podem ajudar quem tem sinusite. Além de Sterilair, que atua na prevenção dos sintomas, e do umidificador, que ajuda a tornar a respiração menos incômoda, há, também, aparelhos com luz vermelha que focam em promover o desinchaço do rosto.

Sinusite bacteriana pode matar?

A sinusite bacteriana por si só não é fatal. Porém, a falta de cuidados adequados pode permitir que a bactéria se desenvolva e traga problemas mais graves. Por isso, é altamente recomendável buscar um(a) especialista no assunto para te auxiliar.

Sinusite bacteriana é contagiosa?

A sinusite não é contagiosa, porém, os resfriados e gripes que podem causá-la são. Por isso, se você tem tendência a desenvolver os sintomas da sinusite quando adoece, é recomendável ficar um pouco afastado de pessoas que estejam gripadas ou resfriadas. Assim, você evita o surgimento dos desconfortos.

Sinusite bacteriana é grave?

A sinusite bacteriana pode se tornar grave quando não é tratada corretamente. O fato é que a sinusite bacteriana surge após a sua versão viral. Sendo assim, já é uma versão um pouco mais intensa da doença respiratória.

Qual é a diferença entre sinusite viral e bacteriana?

No geral, a sinusite viral é a forma mais comum da sinusite causada por infecção. Como sintomas, ela apresenta, principalmente, nariz entupido, pressão em diversas regiões do rosto, febre e sensação de cansaço. Seus incômodos, no entanto, têm curta duração e tendem a melhorar em questão de dias, sem exigir o uso de antibióticos ou outros remédios.

Já a sinusite bacteriana apresenta esses sintomas de uma maneira mais intensa, além de geralmente causar dores onde alguém com sinusite viral geralmente sentiria apenas pressão. Por ser uma versão um pouco mais “evoluída” da doença, por assim dizer, a infecção precisa ser tratada com o auxílio de antibióticos corretos, além de contar com outros cuidados para aliviar os desconfortos.

Referências científicas sobre rinite alérgica

Para te auxiliar na identificação dos sintomas e te incentivar a buscar um(a) profissional de saúde, fizemos uma seleção de páginas confiáveis para produzir o conteúdo desta página sobre sinusite bacteriana.

ADA. Bacterial Sinusitis, 2022. Disponível em:https://ada.com/conditions/bacterial-sinusitis/

Cedars Sinai. Acute Bacterial Rhinosinusitis, 2021. Disponível em: https://www.cedars-sinai.org/health-library/diseases-and-conditions/a/acute-bacterial-rhinosinusitis-1.html

DOHENY, Kathleen. Sinus Problems: Do Antibiotics Help or Hurt? Disponível em:https://www.webmd.com/allergies/antibiotics

SCHIAVON, Fabiana. Sinusite: o que é, causas, sintomas e tratamentos, 2021. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/sinusite-o-que-e-causas-sintomas-e-tratamentos/