Umidificador x Esterilizador de Ar: entenda as diferenças

Está em dúvida entre um umidificador de ar e o Sterilair? Esses equipamentos possuem características distintas e sua utilização varia de acordo com as necessidades de cada ambiente.

Saiba mais sobre esses equipamentos e veja qual a melhor opção para cada caso de uso. Descubra, também, como o Sterilair pode ajudar a melhorar a qualidade do ar de ambientes fechados.

O que é um umidificador de ar e qual a sua utilidade

Umidificador de ar é um aparelho que, como o próprio nome sugere, deixa o ar mais úmido. Esse equipamento é utilizado em regiões e épocas do ano em que os índices de umidade relativa do ar estão abaixo do valor adequado pelos órgãos e organizações da saúde.

Mas o que significa umidade relativa do ar e qual o impacto dela para a saúde humana?

A umidade relativa do ar é, na verdade, a quantidade de água em forma de vapor que existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE SP).

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que um índice de umidade do ar inferior a 60% já não é adequado para a saúde humana. Afinal, a baixa umidade pode causar problemas de saúde, como:

  • Complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação nos olhos.

De modo geral, o inverno é a época do ano em que a umidade do ar fica em seus mais baixos índices. Além disso, em algumas regiões do Brasil, como o Nordeste, por exemplo, esse número tende a se agravar ainda mais e, por esse motivo, é necessário tomar alguns cuidados e, até mesmo, utilizar recursos como um umidificador, para melhorar as condições do ar em ambientes fechados.

É importante entender, portanto, que o umidificador é utilizado somente para melhorar os índices da umidade relativa do ar em ambientes fechados e, portanto, deve ser utilizado apenas em situações como as descritas acima, ou seja, em épocas de ar seco. Já o esterilizador de ar possui outra função que é a de eliminar microrganismos que ficam em suspensão no ar. Saiba mais e entenda as diferenças entre o umidificador e o esterilizador de ar.

O que é um esterilizador de ar e como ele funciona?

As funções de um esterilizador de ar e de um umidificador são diferentes, embora ambos possam melhorar as condições de saúde em locais fechados. Dessa forma, um não substitui o outro e, em alguns casos, podem ser até complementares.

O Sterilair é um esterilizador de ar. Isso quer dizer que ele é um equipamento que elimina microrganismos, fungos (bolor e mofo), ácaros, bactérias e vírus que ficam em suspensão no ar e que são responsáveis por grande parte das condições alérgicas, irritações e doenças respiratórias.

Diferentemente de um umidificador de ar, o Sterilair pode (e deve) ser utilizado o ano inteiro

Estima-se que locais fechados sejam até três vezes mais poluentes do que ambientes externos. Afinal, esses locais estão cercados de contaminantes como bactérias, fungos, grãos de pólen, ácaros e esporos, que causam doenças infecciosas e alérgicas e diminuem o bem-estar, aumentando a sensação de cansaço físico.

De acordo com pesquisadores, existem diversos fatores que contribuem para a má qualidade do ar interno. Produtos de limpeza, fumaça de cigarro, falta de incidência da luz solar, umidade, além de outros fatores são responsáveis por essa má condição.

O Sterilair surge justamente para eliminar esses microrganismos que ficam em suspensão no ar e garantir um ambiente interno mais agradável e livre de condições alérgicas e infecciosas.

O funcionamento do Sterilair é bastante simples. Confira o vídeo explicativo!