Rinite

Sterilair, o que é rinite

Uma das doenças que afeta o sistema respiratório, a rinite, que pode ser alérgica ou não, é uma das patologias que pode afetar (e muito!) a qualidade de vida das pessoas. Resfriados e alergias são as causas mais comuns do aparecimento da rinite.

Será que você possui algum dos tipos de rinite? Conheça os sintomas e descubra o que pode melhorar a qualidade de vida de quem convive, principalmente, com a rinite crônica.

Quais são os tipos de rinite?

Sendo de natureza temporária, a rinite aguda é incômoda e seus sintomas causam bastante desconforto. Contudo, a rinite crônica se mostra um problema ainda maior, persistindo ao longo dos meses e diminuindo a qualidade de vida da pessoa.

Rinite aguda Sintomas duram de 07 a 10 dias
Rinite crônica Sintomas persistem por mais de 03 meses

Conheça um dos tipos de rinite crônica – a rinite alérgica – e descubra a importância de tratar o ambiente para a redução de crises e melhora no quadro de rinite.

Rinite alérgica: o que é?

A rinite alérgica é o problema respiratório com maior prevalência no mundo². Isso porque o nariz é a porta de entrada para o ar, e as substâncias levadas por ele podem causar alergia, como ácaros e esporos de mofo. Em grande parte dos casos, está associada com a asma³. Desse modo, além dos próprios sintomas da rinite, há dificuldade para respirar, dor no peito e respiração ofegante.

Mas o que causa a rinite?

No caso da rinite alérgica, o que causa uma crise da doença é a exposição da mucosa nasal ao agente alérgeno ao qual a pessoa possui alergia, provocando uma resposta inflamatória no organismo.

Conheça alguns dos possíveis vilões para quem possui um diagnóstico de rinite alérgica.

Ácaros

Principalmente os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos em poeira fina costumam ser um grande fator alérgeno. Os ácaros ficam no ambiente e são inalados com micropartículas de poeira ou outros contaminantes, podendo agravar ou causar uma crise de rinite alérgica.

Fungos

Existem diversos tipos de fungos, mas os principais agentes alérgenos são os fungos chamados de “fungos anemófilos”. Presentes no ar, esses fungos circulam na atmosfera e são inalados com outras partículas como poeira e gotículas, sendo muito reativos e capazes de causar complicações para quem possui asma ou rinite.

Mofo

O mofo nada mais é do que um tipo de fungo que ocorre em ambientes onde existe umidade. Sendo um microrganismo que também serve de alimento para ácaros, costumam aparecer juntos nos ambientes, tendo ambos poder de causar alergias e contribuir para episódios de doenças respiratórias crônicas alérgicas.

Quais são os sintomas da rinite e quem é atingido?

Os sintomas sempre devem ser avaliados por um médico – especialmente, se os desconfortos forem persistentes, podendo indicar casos mais graves ou até mesmo uma rinite crônica.

Sabemos que a rinite é uma doença respiratória que pode atingir crianças, adultos e idosos. Confira, agora, alguns dos sintomas.

Sintomas mais comuns Outros sintomas
Irritação no nariz, nos olhos ou na garganta. Congestão nasal.
Problemas com odores. Tosse.
Coriza. Diminuição da audição e do olfato.
Espirros. Dor de garganta.
Lacrimejamento nos olhos. Olheiras e olhos inchados.
Fadiga e irritabilidade.
Cefaleia.

Será que rinite tem cura?

Infelizmente, ainda não foi descoberta a cura. A boa notícia é que as opções de tratamento para rinite funcionam muito bem! Especialmente, se você apresentar os sintomas durante um período superior a três meses, é necessário consultar um otorrinolaringologista. Ele fará testes cutâneos e exames de sangue para avaliar o tratamento mais adequado para você. Na maior parte dos casos são receitados medicamentos, que variam de acordo com o tipo da sua rinite. Para a rinite alérgica, também há recomendações referentes à higiene da casa, uso de purificadores de ar, além de quais objetos ter e não ter.

O Sterilair esterilizador de ar. Assim, é uma chave importante para quem possui rinite alérgica, pois trata do ambiente, eliminando agentes alérgenos e microparticulas, que podem ser prejudiciais à saúde e ainda contribuir para uma piora clínica nos quadros de rinite – principalmente, a rinite alérgica.

Como o Sterilair pode me ajudar no tratamento da rinite?

O Sterilair é um aparelho que elimina até 99,9% dos microrganismos suspensos no ar do cômodo, como vírus, fungos (mofo e bolor) e bactérias. Além disso, ele reduz significativamente a quantidade de ácaros. Haja visto que uma das principais causas da rinite alérgica é a presença desses alérgenos no ar, o Sterilair pode ajudar (e muito!) a diminuir os sintomas.

Conheça os benefícios de um purificador de ar e garanta o melhor para você e sua família quando o assunto é deixar o ambiente saudável e livre de microorganismos danosos presentes no ar.

Conheça melhor o Sterilair

Sterilair na eliminação de alérgenos presentes no ar: saiba mais

Em nosso site, você pode ver mais informações sobre o aparelho, esclarecer dúvidas e até mesmo conferir as avaliações de quem tem rinite e usou. A mamãe da Ayumi (do @bloguinhodaaymi), por exemplo, adorou o purificador de ar Sterilair!

Sterilair Black Friday 2020