Mofo

Mofo, ou bolor, é conhecido por seu aspecto esverdeado, similar a um algodão. Devido ao clima, que contribui para sua proliferação, muitos brasileiros são alérgicos a este fungo e grande parte é prejudicada pelo mau cheiro e pelas manchas causadas por ele.

Pensando nisso, nós diremos tudo o que você precisa saber sobre bolor, as formas de combatê-lo e como eliminar mofo do ar com o Sterilair. Confira! Mofo: Saiba como o Sterilair combate os fungos | Sterilair Fonte: Shutterstock.

Como surge o mofo?

Um ambiente úmido com pouca iluminação e ventilação é perfeito para o aparecimento do mofo¹. Não é à toa que as áreas mais afetadas costumam ser o banheiro e a cozinha. Os esporos – unidades de reprodução do bolor – são liberados para o ar2 e caem em móveis e superfícies, fixam nos tecidos e acometem alimentos.

Veja abaixo os cômodos mais suscetíveis à umidade, favorecendo a proliferação do fungo.

  • Quarto e sala: devido ao hábito de manter as janelas fechadas;
  • Banheiro e cozinha: ambos ficam com alta umidade pelo uso de água;
  • Despensa e guarda-roupa: possuem baixa ventilação, pois estão sempre fechados.

É importante salientar que umidade não é o mesmo que mofo ou bolor, mas sim um dos fatores para a sua proliferação. Quanto maior a umidade, maior a chance de reprodução dos fungos. Outra curiosidade é o ‘’bicho’’ do mofo: um inseto marrom claro e menor do que uma formiga que se alimenta do fungo em paredes e móveis. Uma vez que você eliminar o mofo, ele também irá embora.

Qual é a diferença entre mofo e bolor?

Não existe diferença entre mofo e bolor, pois ambos são fungos filamentosos que crescem em ambientes úmidos, pouco ventilados e pouco iluminados. Em um primeiro momento, o material afetado possui uma coloração esverdeada; depois de algum tempo, podem surgir pontos pretos.

Mofos perigosos x mofos úteis

Um mofo é considerado perigoso quando pode provocar reações alérgicas e intoxicações, como aqueles encontrados na maioria dos alimentos, superfícies, objetos, tecidos ou no ar. Por outro lado, o gênero penicillium é a base para produção de antibióticos. Além disso, muitas espécies são utilizadas na fabricação de queijos e vinhos³.

O mofo em diferentes estações do ano

As circunstâncias para o aparecimento de bolor são diferentes no inverno e no verão devido aos nossos hábitos e às condições climáticas.

No verão, as chuvas acontecem com muita frequência – principalmente nos finais de tarde. Consequentemente, há um aumento da umidade nos ambientes, contribuindo para a proliferação do fungo. Quando falamos em como evitar mofo e alergias causadas por ele nessa época do ano, a solução é manter os locais secos e arejados.

Por outro lado, no inverno, costumamos deixar as janelas fechadas por causa do frio e do vento. Isso também favorece a propagação de mofo, pois o fungo se aproveita da falta de ventilação.

Elimine o mofo do ar com o Sterilair

O Sterilair é um purificador de ar, ou seja, aparelho que elimina 99,9% dos microrganismos suspensos no ar do ambientes, principalmente os esporos do mofo. Sua eficiência foi comprovada por renomados centros de pesquisa nacionais e internacionais, como Universidade de São Paulo (USP), Instituto Pasteur, Fundação Oswaldo Cruz, Sociedade Francesa de Aerobiologia e New York Testing Laboratories.

Purificadores de ar Sterilair

Dúvidas frequentes sobre o Sterilair em relação ao mofo

Veja as principais dúvidas e questionamentos sobre a ação antimofo do Sterilair!

O aparelho acaba mesmo com o mofo?

O Sterilair acaba com os esporos de mofo suspensos no ar, não em superfícies. As unidades de reprodução entram no aparelho, por efeito de convecção, e são incineradas. Em seguida, um ar puro é liberado para o ambiente.

O Sterilair também elimina ácaros?

Ácaros e mofos fazem parte do mesmo ciclo biológico. Por essa razão, o número de ácaros é reduzido indiretamente pela ação do aparelho.

Uso o Sterilair, mas o cômodo ainda tem mofo! O que fazer?

É importante entender que o Sterilair é um purificador de ar. Como os esporos são lançados no ar para depois cair em outros locais e formar colônias, o aparelho realmente ajuda muito. Porém, outras medidas são necessárias para eliminar o mofo de paredes, tecidos ou móveis. Veja a seguir como combatê-lo!

Como acabar com o mofo em superfícies?

A ventilação e a iluminação natural são fatores essenciais quando falamos em como tirar mofo. Por isso, abra as janelas dos cômodos, portas de armários e gavetas de tempos em tempos.

Para o mofo na parede, verifique se há infiltrações e resolva o quanto antes usando uma tinta impermeabilizadora. Além disso, afaste os móveis de paredes úmidas ou coloque uma placa de isopor entre o fundo do móvel e a parede. Você pode, ainda, adquirir um aparelho desumidificador.

Em relação a objetos e tecidos, exponha-os ao sol periodicamente. Já para alimentos se atente a pães, embutidos, frutas, hortaliças, geleias, produtos lácteos e refeições prontas conservadas na geladeira durante muito tempo.

Produtos naturais e caseiros para combater o mofo

    • Vinagre branco

Armário com cheiro de ‘’guardado’’? Utilize um borrifador com vinagre branco e água e espirre em todos os cantos, incluindo as gavetas. Depois, passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas.

O vinagre também pode ser usado em roupas. Com uma escovinha encharcada de vinagre, passe sobre a mancha de mofo e deixe agindo por 15 minutos. Após isso, lave com água quente e deixe secar.

    • Limão

Esfregue metade de um limão nos azulejos e rejuntes do banheiro, depois enxágue com água e abra as janelas para secar o ambiente.

    • Giz de lousa

O giz absorve parte da umidade, o que pode ocasionar a redução da proliferação e, então, a diminuição do cheiro de mofo. Para isso, coloque em um pote sem tampa no local desejado, como armário ou gaveta. Quando o giz estiver úmido, leve ao sol para secar e repita o processo quantas vezes quiser.

    • Bicarbonato de sódio

Outra opção para controlar a umidade é o bicarbonato de sódio. Encha até a metade quantos potinhos for necessário e espalhe pela casa. No entanto, quando o pó acumular bolinhas, significa que está na hora de trocar.

    • Álcool

Com propriedades antissépticas e desinfetantes, o álcool pode ser utilizado para limpeza geral.

    • Óleo de melaleuca

Quando o assunto é como tirar mofo da parede, o óleo de melaleuca é uma ótima alternativa. Misture uma colher de chá do óleo em um copo d’água e coloque no borrifador, agitando sempre.

Espirre nas áreas da parede com o fungo e deixe agir durante a noite. No dia seguinte, molhe um pano com vinagre e esfregue nos mesmos locais.

    • Mistura para limpar estofados e almofadas

Você precisará de 1 litro de água, ¼ de copo de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de amaciante.

Misture bem todos os ingredientes, coloque em um borrifador e espirre sobre o sofá, por exemplo. Espere secar.

Atenção: qualquer medida com uso de água pode aumentar a umidade na superfície, contribuindo para a proliferação dos fungos. Por esse motivo, é fundamental secar corretamente ou permitir a ventilação após a aplicação de qualquer produto antimofo acima.

Entenda mais sobre o Sterilair

Acesse o link e saiba mais sobre como o esterilizador de ar age em relação ao mofo!

Referências Bibliográficas

1 CUNHA, Eduardo Grala da; VAUPEL, Karin; LUKING, Rolf-Michael
Verificação da Formação de Mofo e Bolor em Superfícies Interiores de Paredes Exteriores Situadas na Zona Bioclimática 3. 2008.
Disponível em: <https://www.usp.br/nutau/CD/51.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2019.

2 FIÓRIO, Cleiton Eduardo.
Mofo nos domicílios dos recém-nascidos de uma coorte na cidade de São Paulo, Brasil. 2009.
Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-04032011-083717/publico/CleitonFiorio.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2019.

3 SILVA, Ricardo Ribeiro da; COELHO, Glauciane Danuza.
Fungos: principais grupos e aplicações biotecnológicas. 2006.
Disponível em: <http://www.biodiversidade.pgibt.ibot.sp.gov.br/Web/pdf/Fungos_Ricardo_Silva_e_Glauciane_Coelho.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2019.

4 NEW YORK TESTING LABORATORIES.
Avaliação do Sterilair contra bactérias e fungos. Nova Iorque, 1998.
Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B2i2rUDirDciSmJZejBNczNIYTA/view>. Acesso em: 29 jul. 2019.
Sterilair Black Friday 2020