Asma infantil: o que é, sintomas e como tratar

A asma infantil é uma variação da asma, que também pode ser alérgica, crônica e ocupacional. É uma doença que, como o nome indica, atinge as crianças, e caracteriza-se por ser uma inflamação que causa o estreitamento dos brônquios, localizados nos pulmões, resultando na dificuldade de respirar.

Quanto antes ela for diagnosticada, por meio de exames médicos e análise dos sintomas, melhor será o seu controle. Com o tratamento correto, é possível que a criança tenha uma vida saudável, apresentando eventuais quadros de tosse, mas sem infecção e sintomas, como falta de ar

Para ajudar as crianças na prevenção e reduzir os danos da asma, é possível ter em casa um purificador de ar e melhorar a qualidade do ambiente. Saiba mais!

Como a asma se desenvolve em crianças?

A causa da asma infantil pode ser hereditária, ou seja, alguém da família (pai e/ou mãe, irmãos e parentes) também têm a doença. Nesse caso, a criança pode ter algum gene que desencadeia a condição ainda na infância.

Outra possível origem da asma em crianças é quando, durante a gravidez, a mãe manteve o hábito de fumar, o que contribui para o desenvolvimento da doença.

Além disso, há outros fatores que ajudam a causar a doença:

  • aspectos alérgicos: quando a criança é exposta a agentes que dão origem à irritação e à crise de asma, como pólen, poeira, fungos e ácaros;
  • aspectos infecciosos: quando a infecção pulmonar é gerada pelo contato frequente com agentes nocivos, como poluição, substâncias com cheiros fortes (tintas, perfumes, produtos de limpeza).
Sterilair Alergia ácaros: sintomase

Como tratar a asma infantil?

A asma infantil é tratada após a confirmação do diagnóstico pelo pediatra, que indicará um tratamento adequado para ajudar a melhorar os sintomas da criança. Em casos leves ou menos frequentes, a medicação é utilizada apenas durante a crise. No entanto, quando a crise é mais grave e recorrente, os remédios são usados de forma regular.

O tratamento é feito com a aplicação de doses baixas de corticosteroides, inalados por meio de “bombinhas” (inaladores), que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias e bloquear a entrada de agentes químicos.

Outro recurso para o tratamento da doença é preservar o ambiente em que a criança fica. Limpar e arejar os locais, por exemplo, evita a ocorrência de crises. Uma boa medida é utilizar um purificador de ar, pois o aparelho contribui para eliminar os agentes nocivos, como vírus e bactérias, que desencadeiam infecções respiratórias.

Quais são os sintomas da asma em crianças?

A asma causa o estreitamento das vias respiratórias nas crianças e, durante uma crise, elas podem sentir dificuldade de respirar e tosse, que pode vir com ruídos agudos (sibilos) na expiração.

Contudo, nem todas as crises de asma vêm acompanhadas de ruídos, principalmente quando a criança é mais nova. Nesse caso, a doença é leve, normalmente causando apenas tosse.

Sterilair Sintomas da rinite

Sintomas gerais da asma infantil

  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Dificuldade de respirar;
  • Sensação de sufocamento;
  • Febre, em casos de infecção pulmonar.

Exames para diagnosticar a asma infantil

  • Exames físicos;
  • Exames de imagem;
  • Exames de função pulmonar;
  • Histórico familiar;
  • Teste de alergias;
  • Radiografia do tórax (realizada apenas quando o médico suspeita que os sintomas são provocados por outra doença, como pneumonia).

Como controlar a asma em crianças?

A asma infantil pode ser controlada por meio do tratamento adequado e da adoção de algumas medidas que ajudam a melhorar a qualidade de vida da criança. No geral, é possível que os pacientes tenham uma rotina normal.

Alimentação

Os hábitos saudáveis começam pela alimentação. Por isso, manter uma dieta rica e variada, além da ingestão de bastante água, ajuda no controle da asma infantil.

Higienização

Procurar manter tanto a higienização pessoal quanto do ambiente em dia auxilia na prevenção da asma.

Como mencionado, adquirir um purificador de ar também colabora para manter o ar limpo e livre de ácaros, vírus e bactérias, evitando a ocorrência das crises e o surgimento de outras doenças pulmonares infecciosas (gripes, resfriados e Covid-19).

Recomendações

Alguns itens da casa podem contribuir para uma crise de asma. Portanto, é recomendável evitar a utilização de objetos como:

  • Cortina;
  • Tapete e carpete;
  • Travesseiro de pena;
  • Móveis estofados;
  • Bichos de pelúcia.

Como o Sterilair pode ajudar a aliviar os sintomas da asma infantil?

Sterilair é um esterilizador de ar testado por algumas das mais renomadas universidades de todo o mundo, incluindo o Instituto Pasteur e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Sua eficácia de até 99% na eliminação de microrganismos suspensos no ar é comprovada, sendo, atualmente, o único aparelho do mercado com essa capacidade. Essas e outras características o torna um dos maiores aliados contra os sintomas de asma infantil.

Saiba mais

Sterilair elimina até 99% dos principais causadores da asma infantil

  • Sterilair ajuda a eliminar: VírusVírus
  • Sterilair ajuda a eliminar: BactériasBactérias
  • Sterilair ajuda a eliminar: FungosFungos
  • Sterilair ajuda a eliminar: ÁcarosÁcaros

Quem usa Sterilair aprova

Em nosso site, você confere mais informações sobre o Sterilair, esclarece dúvidas e pode dar uma olhada nas avaliações de quem já adquiriu o aparelho.

A mamãe da Ayumi (do @bloguinhodaayumi), por exemplo, adorou o purificador de ar Sterilair e conta tudo sobre a sua experiência no vídeo abaixo:

Garanta o seu Sterilair

Asma ocupacional: tire todas as suas dúvidas!

Asma infantil desaparece?

A asma pode desaparecer quando o paciente passa da infância. Porém, isso depende de cada caso e dos hábitos da criança, como alimentação, prática regular de exercícios físicos, higiene pessoal e o fator genético.

Independentemente da permanência ou do desaparecimento da asma, o indicado é manter exames e consultas com o médico regularmente.

É possível conviver com a asma de forma segura?

É possível conviver de forma segura com a asma infantil, caso o tratamento seja feito adequadamente, seguindo as orientações do médico, e hábitos saudáveis sejam adotados.

Em relação à prática de esportes, é necessário realizar uma avaliação física e de saúde prévia. Assim, os pais e o pediatra serão capazes de decidir se a criança poderá praticar algum tipo de exercício.

Tratamentos e formas de prevenção

A prevenção começa por meio da adoção de hábitos saudáveis e de exames que detectam a doença. Se ela for constatada, medicamentos são indicados para amenizar e tratar a inflamação das vias aéreas.

Além disso, há outras maneiras de fazer a prevenção de uma crise de asma, como:

  • Procurar manter a casa limpa e dedetizada;
  • Lavar lençóis, fronhas e cobertores com água quente;
  • Evitar contato constante com animais de estimação, por causa dos pelos;
  • Substituir travesseiros e cobertas comuns pelos de fibra sintética e impermeáveis;
  • Utilizar um desumidificador em locais que são pouco arejados e úmidos.

As vacinas para alergia podem ajudar no tratamento da asma?

Geralmente as vacinas para alergia são eficazes em crianças e adultos. Mas, caso não apresentem melhora significativa nos sintomas da asma, seu uso deve ser interrompido.

De toda forma, é importante que a vacina seja prescrita por um médico, que também acompanhará a eficácia do tratamento e as possíveis reações.

Em média, quantas pessoas são atingidas pela asma?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 250 milhões de pessoas sofrem de asma ao redor do mundo.

Referências sobre asma infantil

As informações médicas e científicas disponíveis aqui foram retiradas de sites que são referência em asma infantil e outras doenças respiratórias.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Asma. [S. l.], 30 dez. 2021. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/asma

SANTOS, Marilene Augusta R. Crispino; SANT’ANNA, Clemax Couto. Asma pediátrica. Sociedade Brasileira de Pediatria, [S. D.]. Disponível em:https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/img/cursos/asma/asma_pediatrica03.pdf

ALVIM, Cristina Gonçalves; ANDRADE, Cláudia Ribeiro de. Asma na criança e no adolescente: diagnóstico, classificação e tratamento. [s. l.], [S. D.]. Disponível em:https://ftp.medicina.ufmg.br/ped/Arquivos/2013/asma8periodo_21_08_2013.pdf

ROIO, Lavinia Clara Del; MIZUTANI, Rafael Futoshi; PINTO, Regina Carvalho; TERRA-FILHO, Mário; SANTOS, Ubiratan Paula. Asma relacionada ao trabalho. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2021. Disponível em:https://www.jornaldepneumologia.com.br/details/3548/pt-BR/asma-relacionada-ao-trabalho-

TRINCA, Marisa Augusta; BICUDO, Isabel M. P.; PELICIONI, Maria Cecília F. A interferência da asma no cotidiano das crianças. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento, 2011. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100008

BHATIA, Rajeev. Asma em crianças. Manual MSD, julho 2020. Disponível em:https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-respirat%C3%B3rios-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/asma-em-crian%C3%A7as