O que é bronquite aguda?
A bronquite aguda atinge as vias aéreas por meio de uma infecção, que pode ter origem no contato com algum microrganismo, como vírus (Adenovírus, Influenza, Coronavírus e Rinovírus), bactéria (Chlamydia pneumoniae, Bordetella pertussis, Mycoplasma pneumoniae) ou ácaro. Em casos raros, também é possível adquirir a bronquite aguda por meio de fungos.
Esse processo infeccioso se alastra pelas vias respiratórias superiores, podendo ainda ser uma complicação de outras doenças, como sinusite, rinite e faringite. No início, pode ser difícil perceber algum sinal físico, mas os sintomas mais recorrentes são: tosse seca, sensação de desconforto retroesternal e febre.
Em sua forma mais avançada, a condição pode apresentar um quadro infeccioso, dando origem à expectoração e produção de secreção, que começa com aspecto mucoso e, depois, mucopurulento. De modo geral, o sintoma que mais persiste na bronquite aguda é a tosse. Ela costuma durar em torno de sete a dez dias, persistindo por até três semanas ou um mês, dependendo do caso.
O que causa bronquite aguda?
Uma das principais causas da bronquite aguda é um quadro de resfriado ou gripe não tratado corretamente. No entanto, há outros fatores que podem ocasioná-la, como a entrada de agentes químicos no pulmão (fumaça de cigarro, poeira, tinta, por exemplo), além de focos de infecções nas amígdalas, seios paranasais (sinusite) e junto às raízes dos dentes.
Entenda mais sobre a bronquite aguda
Muitas vezes, a tosse característica da bronquite aguda é precedida pela manifestação da inflamação das vias aéreas superiores. Porém, quando essa infecção alcança os brônquios, desencadeia o sintoma que mostra o avanço da doença.
Como identificar uma crise de bronquite aguda?
A bronquite aguda tem como traço inicial uma tosse irritativa seca que, progressivamente, adquire um escarro denso e purulento de tons amarelados ou esverdeados. Pode ocorrer o aumento da temperatura corporal, com uma febre moderada, e surgir dores no tórax, no peito e nas costas ao tossir ou respirar.
Quanto tempo dura uma crise de bronquite aguda?
De modo geral, a bronquite aguda pode durar até 15 dias, desde que a pessoa siga todas as orientações médicas para garantir a eficácia do tratamento.
Diferença entre bronquite aguda, crônica e asmática
A bronquite pode se manifestar de três formas: aguda, crônica e asmática. Essas versões da doença não são iguais, apesar de terem algumas semelhanças. Veja a seguir alguns aspectos de cada uma delas.
Bronquite Aguda
É uma infecção nos brônquios de curta duração. Costuma ser provocada por vírus, bactérias ou ácaros, assim como por resquícios de outras infecções, gripes ou resfriados que não foram tratados corretamente.
Bronquite Crônica
A bronquite crônica é uma inflamação nos brônquios, porém tem uma duração maior, persistindo por até três meses. Ela é mais recorrente em fumantes, mas ainda pode ser ocasionada por um quadro mais agudo ou por motivos ambientais.
Bronquite Asmática
A bronquite asmática é considerada uma doença alérgica e que causa infecção. Ela costuma durar por um longo período e ocasionar broncoespasmo (fechamento e inchaço das pequenas vias aéreas).
Como Sterilair pode ajudar quem tem doenças respiratórias?
O Sterilair é um esterilizador de ar testado por algumas das mais renomadas universidades de todo o mundo, incluindo o Instituto Pasteur e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Sua eficácia de até 99,9% na eliminação de microrganismos suspensos no ar é comprovada, sendo, atualmente, o único aparelho do mercado com essa capacidade. Essas e outras características o tornam um dos maiores aliados contra os sintomas da bronquite e outras doenças respiratórias.
Sterilair elimina até 99,9% dos principais causadores da bronquite
- Vírus
- Bactérias
- Fungos
- Ácaros
Quem usa Sterilair aprova
Em nosso site, você confere mais informações sobre o Sterilair, esclarece dúvidas e pode conferir avaliações de quem tem bronquite e adquiriu o aparelho.
A mamãe da Ayumi (do @bloguinhodaayumi), por exemplo, adorou o purificador de ar Sterilair e conta tudo a respeito da sua experiência no vídeo abaixo:
Bronquite aguda: tire todas as suas dúvidas!
Bronquite aguda pode se transformar em pneumonia?
Isso pode acontecer porque, em alguns casos, a tosse ocasionada pela bronquite aguda pode se prolongar por várias semanas ou até meses. Isso significa que a mucosa da árvore brônquica está demorando para se recuperar. Se a tosse não cessar, talvez seja um sinal de pneumonia ou asma.
Como aliviar os sintomas da bronquite aguda e se prevenir?
Como a bronquite aguda dura poucos dias, seu tratamento foca no alívio dos sintomas da tosse. Geralmente, são recomendados remédios expectorantes e descongestionantes, além de inalação e repouso. O uso de antibióticos somente é prescrito após a confirmação de alguma infecção por bactérias.
Sua prevenção pode ser feita com o uso de um aparelho esterilizador de ar, que elimina fungos, vírus e bactérias que ficam suspensos no ar. Além disso, é recomendado evitar o tabagismo (ainda que passivo), ambientes com poeira, produtos químicos e pós, assim como manter hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos e tapar boca e nariz quando tossir ou espirrar.
Existe algum período específico em que a bronquite aguda aparece?
A bronquite aguda costuma ser mais comum no período do inverno. Isso ocorre devido à grande incidência de casos de gripe e resfriado, já que esse tipo de infecção dos brônquios pode ocorrer por causa de um vírus de resfriado comum.
Há algum fator externo que pode agravar a bronquite aguda?
O cigarro pode agravar a bronquite aguda, porque a sua fumaça contém substâncias que alteram os mecanismos de defesa da mucosa nasal e brônquica, deixando-as mais sensíveis à ação das bactérias e dos vírus.
O mesmo ocorre com o contato com elementos poluentes, tanto ambientais quanto químicos, como poeira, inseticidas, tintas, ácaros, entre outros.
Qual o melhor tipo de ambiente para evitar uma crise de bronquite aguda?
Os melhores ambientes para ajudar a evitar uma crise de bronquite aguda são locais arejados, com boa circulação de ar e sem poeira.
Referências sobre bronquite aguda
Conferiu cada um dos tópicos abordados e quer ir ainda mais fundo nos aspectos médicos e científicos da bronquite aguda? Confira cada uma das referências utilizadas por aqui.
SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SERGIPE. Médica fala sobre as diferenças entre asma e bronquite. Secretária de Saúde, 16 ago. 2019. Disponível em:https://www.saude.se.gov.br/medica-fala-sobre-as-diferencas-entre-asma-e-bronquite/
NOTREDAME INTERMÉDICA. Doença pulmonar obstrutiva crônica: entenda como a doença afeta o pulmão e suas causas. [S. l.], 9 jul. 2019. Disponível em:https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7579-bronquite-aguda
SECRETÁRIA DE SAÚDE DE GOIÁS. Bronquite Aguda. [S. l.], 21 nov. 2019. Disponível em:https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7579-bronquite-aguda
SOUSA, Clóvis Arlindo de. Doenças respiratórias e fatores associados, Universidade de São Paulo, p. 1-183, 2011. Disponível em:https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-09092011-110323/publico/ClovisArlindo.pdf