Rinite infantil: como identificar e evitar os sintomas em crianças

Você sabia que a rinite atinge cerca de 26% das crianças? A rinite infantil é um assunto sério e, sem a devida prevenção, pode acabar se tornando um grande inconveniente na vida do seu pequeno ou pequena durante a fase de crescimento.

Como toda doença, o melhor remédio para a rinite infantil é a prevenção. Pensando em te auxiliar nessa jornada, preparamos este conteúdo com todo carinho para você e sua família. Ao lado, você confere cada um dos tópicos abordados.

Sintomas: rinite infantil

No geral, em crianças, os sintomas mais comuns são aqueles da rinite aguda — normalmente causados por resfriados e gripes — e desaparecem em questão de até 15 dias. Neste caso, a lista geralmente inclui:

Sintomas: rinite infantil
  • Coriza;
  • Espirros; e
  • Congestão nasal.

Porém, no caso de crianças que tenham contato frequente com alérgenos como mofo e poeira, as chances de desenvolver uma rinite crônica alérgica são consideráveis, especialmente se os pais também sofrem desse mal.

Sintomas: rinite alérgica infantil

Assim como nos adultos, a rinite alérgica infantil tem como sintomas comuns:

Sterilair Alergia ácaros: sintomase
  • Olhos lacrimejando;
  • Coceira no nariz, garganta e/ou ouvidos; e
  • Gotejamento pós-nasal (quando há gotejamento da secreção na garganta, provocando tosses).

Rinite infantil: como tratar e prevenir

O melhor tratamento para a rinite infantil é aquele selecionado pelo pediatra da criança. A medicação desacompanhada não é recomendada, visto que cada quadro pode ter suas particularidades e o uso equivocado pode levar a quadros de saúde piores.

Porém, você pode ter alguns cuidados no seu lar para evitar o aparecimento ou agravamento dos sintomas no seu filho ou filha:

Sterilair: um aliado na prevenção dos sintomas da rinite em crianças

Nós sabemos que você quer garantir o melhor para seu filho ou filha. Por isso, fizemos um trabalho cuidadoso do lado de cá para te ajudar nessa missão.

Sterilair é o único verdadeiro esterilizador de ar do mercado que é certificado por alguns dos maiores centros de pesquisa do mundo. Sua eficiência na eliminação de microrganismos é de até 99% daqueles suspensos no ar, incluindo vírus. Para saber mais, você pode conferir clicando aqui.

Além disso, Sterilair é seguro para crianças, graças a seu sistema de proteção contra choque elétrico, curto-circuito e superaquecimento. E para deixar o quarto dos pequenos ainda mais divertido, está disponível em diferentes cores, incluindo azul e rosa.

Quero um Sterilair para o meu lar

Sterilair te ajuda a proteger sua família de microrganismos prejudiciais

  • Sterilair ajuda a eliminar: VírusVírus
  • Sterilair ajuda a eliminar: BactériasBactérias
  • Sterilair ajuda a eliminar: FungosFungos
  • Sterilair ajuda a eliminar: ÁcarosÁcaros

Saiba a opinião de uma mãe que tem Sterilair

A Laila é mãe da Ayumi, e ela tirou todas as suas dúvidas sobre o Sterilair com um pneumologista para entender se o nosso purificador de ar era a melhor alternativa. Ao longo do seu relato, ela conta: "Ele me falou exatamente isso: 'Lógico que não vai curar, mas vai ajudar muito'". Assista ao vídeo para saber a história completa:

Confira também outros tipos de rinite

O que é rinite hipertrófica?

A rinite hipertrófica é crônica e os sintomas dela incluem a hipertrofia (ou seja, crescimento) das membranas mucosa e submucosa, presentes na cavidade nasal. Em casos mais graves, ela também afeta o tecido ósseo, causando mudanças que demandam cirurgias para serem aliviadas.

Rinite atrófica: sintomas podem ser fatais?

A forma atrófica da rinite é considerada crônica — ou seja, tem sintomas que persistem por meses. No geral, ela é conhecida por gradualmente causar a atrofia da mucosa nasal e ter um odor intenso, originário principalmente da secreção e crostas que ficam dentro do canal nasal de quem sofre com essa doença respiratória. Em casos intensos, essa forma da rinite pode diminuir a disposição de quem a tem, levando a uma grande perda de qualidade de vida.

É realmente uma doença que pode ser bastante desagradável e até debilitante. No entanto, seus sintomas não tendem a piorar a ponto de se tornarem fatais. De qualquer forma, caso suspeite que você ou uma criança próxima a você sofre desse mal, é recomendável buscar um(a) otorrinolaringologista para auxiliar no tratamento e evitar pioras.

Referências

Pensando no bem-estar do seu pequeno ou pequena, todas as informações médicas disponibilizadas nesta página sobre rinite infantil foram retiradas de fontes confiáveis.

ASBAI. Rinite começa na infância e atinge cerca de 26% das crianças, 2020. Disponível em:https://asbai.org.br/rinite-comeca-na-infancia-e-atinge-cerca-de-26-das-criancas/

BIOMEDICAL RESEARCH AND THERAPY. Allergic rhinitis complicated by hypertrophy of the mucous membrane of nasal turbinates in patients of Northern Vietnam, 2020. Disponível em:http://www.bmrat.org/index.php/BMRAT/article/view/609#:~:text=Hypertrophic%20rhinitis%20(HR)%20is%20a,cases%2C%20tissue%20changes%20are%20irreversible

CHILDREN’S NATIONAL. Pediatric Allergic Rhinitis. Disponível em:https://childrensnational.org/visit/conditions-and-treatments/ear-nose-throat/allergic-rhinitis

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Rinite Atrófica: Revisão da Literatura, 2012. Disponível em:https://eg.uc.pt/bitstream/10316/85278/1/Trabalho%20Final.pdf

JOHNS HOPKINS MEDICINE. Allergic Rhinitis in Children. Disponível em:https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/allergic-rhinitis-in-children