Sinusite viral: saiba como identificar os primeiros sintomas

A sinusite é uma doença que pode ter diversas causas — uma delas é o vírus. Assim surge a sinusite viral, normalmente caracterizada como aguda por ter uma duração de, geralmente, sete a dez dias quando corretamente tratada.

Para te ajudar a se informar sobre essa forma da sinusite, uma doença tão comum em centros urbanos, preparamos esta página com base nos principais portais de saúde. Confira!

O que é a sinusite viral?

Se você estava em dúvida sobre essa doença ser real ou não, saiba que, sim, existe sinusite viral. É uma doença respiratória causada por vírus que inflama os seios paranasais, localizados na estrutura óssea da nossa face. Normalmente, os vírus que despertam essa reação inflamatória são os mesmos causadores de resfriados comuns, como o rinovírus e o adenovírus.

Sinusite viral: sintomas

Sterilair Alergia ácaros: sintomase

A lista dos principais sintomas da sinusite aguda viral inclui:

  • Catarro espesso amarelado ou esverdeado;
  • Coceira na garganta causada por gotejamento pós-nasal;
  • Nariz congestionado;
  • Inchaço facial, especialmente abaixo dos olhos.

Em alguns casos, a pessoa com a doença também pode sentir dores de cabeça e bastante pressão no rosto, sendo este último um sintoma que piora quando está inclinada para a frente. Mau hálito, fadiga e febre também podem surgir durante a infecção.

Sinusite viral: tratamento

Em geral, esse tipo de sinusite não exige nenhum tratamento específico. Sendo assim, normalmente as indicações médicas costumam incluir apenas um remédio para reduzir os incômodos da doença — como ibuprofeno, para promover diminuir o inchaço facial — ou descongestionantes para facilitar a respiração.

Duração dos sintomas

Evite a automedicação. Existem diversos outros tipos de sinusite, como a sinusite alérgica, e cada variação pede uma abordagem diferente. A ingestão da medicação incorreta pode ser perigosa e desencadear quadros de saúde ainda piores.

Como prevenir o surgimento dos sintomas?

Evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas

Por ser uma doença normalmente desencadeada pela infecção com vírus comuns da gripe, evitar contraí-los é uma forma de prevenção fundamental.

Mantenha alergias sob controle

Alergias descontroladas podem deixar o sistema imunológico mais frágil e propenso a desenvolver doenças respiratórias.

Use um umidificador

Algumas pessoas relatam que o uso de umidificador contribui para uma respiração mais agradável, durante e após a sinusite

Use um purificador de ar

Um bom purificador de ar consegue eliminar vírus e outros microrganismos suspensos no ar que poderiam desencadear essa doença.

Sterilair: aliado da prevenção

Há uma grande relação entre diversos microrganismos e as doenças respiratórias, como é o caso dos vírus da gripe e a sinusite viral. Por isso, quando trabalhamos na eliminação deles, fica muito mais fácil prevenir o aparecimento desses sintomas tão desagradáveis.

Com a capacidade de eliminar até 99% dos microrganismos presentes no ar, Sterilair é um grande aliado nessa jornada pela prevenção. Seu mecanismo é à base de calor e usa altas temperaturas para combater a presença de fungos, vírus, bactérias e ácaros no ar de ambientes fechados, reduzindo as chances de uma doença respiratória, seja ela uma sinusite crônica ou uma rinite alérgica.

Escolha o seu purificador de ar

Perguntas frequentes sobre sinusite viral

Quais são os fatores de risco para a sinusite viral?

Pessoas com condições alérgicas, desvio de septo, fumantes (passivos ou ativos) e com problemas no sistema imunológico, como a AIDS, tendem a ser mais susceptíveis a contrair resfriados e desenvolver essa forma da sinusite.

Sinusite viral é grave?

Na maioria dos casos, a sinusite viral não é uma doença grave. Remediando os sintomas, o problema pode se curar gradativamente, durando apenas alguns dias. Porém, quando não tratada da maneira correta, pode causar maiores transtornos, assim como a sinusite bacteriana.

De qualquer forma, em casos graves, a pessoa com a infecção apresenta sintomas severos como dor, febre alta, confusão, mudanças na visão e rigidez no pescoço. Na presença desses sintomas, é altamente recomendado buscar um(a) médico(a) o quanto antes.

Quando agravada, o que a sinusite pode desencadear?

Qualquer caso de sinusite que não seja devidamente tratado e piore pode se tornar uma condição respiratória bastante desagradável, como meningite, infecções em outras regiões do corpo e problemas de visão.

No entanto, em pessoas saudáveis, não são necessários muitos medicamentos ou exames para identificar e tratar esse tipo de problema de saúde.

Sinusite viral é contagiosa?

Por ser causada por vírus comuns, geralmente causadores de gripes e resfriados, ela pode ser, sim, considerada contagiosa. Por isso, se você ou alguém que você conhece tiver tendência a desenvolver essa doença respiratória após contrair um resfriado, o ideal é evitar quaisquer possibilidades de infecção.

Como saber se a sinusite é viral ou bacteriana?

A sinusite viral e bacteriana podem ser difíceis de distinguir, pois ambas costumam apresentar os mesmos sintomas. O que as diferencia é a forma de contágio e o tempo de duração, uma vez que a viral surge do contato de vírus e duram, em média, dez dias, enquanto a bacteriana é mais prolongada e com sintomas que se agravam com o passar do tempo.

Para saber com toda a certeza qual dos casos é, pode ser interessante buscar um(a) médico(a) que possa te indicar os exames necessários para a identificação correta. Isso permitirá a esse profissional te informar se há a necessidade de ir além dos tradicionais anti-inflamatórios e fazer um tratamento com antibióticos.

Referências - Sinusite viral

Conferiu cada um dos tópicos abordados e quer ir ainda mais fundo nos aspectos médicos e científicos da sinusite viral? Confira cada uma das referências utilizadas por aqui.

MAYO CLINIC. Acute Sinusitis, 2021. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/acute-sinusitis/symptoms-causes/syc-20351671

NÚCLEO DE TELESSAÚDE RIO GRANDE DO SUL, O que é sinusite? Quais suas causas e sintomas?, 2010. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-sinusite-quais-suas-causas-e-sintomas/

UNIVERSITY OF MICHIGAN HEALTH. Sinusitis - Topic Overview, 2020. Disponível em:https://www.uofmhealth.org/health-library/hw67419