UMIDADE NA PAREDE

A umidade na parede é uma das coisas que mais favorecem o aparecimento de mofo.

Porém, apesar desse microrganismo também afetar a aparência e o cheiro do seu lar, esses não estão nem perto de serem os maiores problemas.

Na verdade, a umidade na parede deixa o ar do ambiente úmido como um todo, tornando-o perfeito para o aparecimento de ácaros e fungos.

Estes, por sua vez, prejudicam a qualidade do ar interno e favorecem doenças respiratórias, além de poderem causar crises bastante desagradáveis.

Como tirar umidade da parede

Embora seja difícil impedir totalmente que o interior de casas, armários e paredes fique úmido, há algumas formas de se prevenir e amenizar a situação. Outra opção, em casos mais extremos, é investir na remoção e corrigir a infiltração na parede, se esse for o caso.

Confira como tirar umidade da parede de acordo com o ambiente da sua casa.

Sterilair Umidade no banheiro

Umidade no banheiro

Esse é um dos cômodos mais afetados pelo excesso de umidade. Geralmente, o problema aparece dentro do box, no rejunte dos azulejos, embaixo da pia e próximo ao vaso sanitário. Isso porque são locais em contato com os sistemas hidráulicos e que podem receber o contato da água enquanto se toma banho.

A melhor forma de evitar que a umidade permaneça após um banho é ventilar o ambiente. Abra a janela e a porta do banheiro para que o vapor possa sair. Se o seu banheiro não tiver ventilação, é altamente recomendável instalar um exaustor.

Se a umidade já estiver provocando manchas e estufando o revestimento do ambiente, usar produtos de limpeza comuns só vai resolver o problema temporariamente. O ideal é realizar a manutenção com um produto antimofo, que tem ação prolongada contra a umidade.

Umidade na cozinha

Na cozinha, a umidade pode aparecer na região próxima ao fogão, onde o vapor das panelas pode acabar tomando conta do ambiente.

Por isso, procure deixar as janelas da cozinha abertas enquanto você prepara os alimentos. Além disso, evite deixar móveis de madeira muito perto, pois eles podem absorver a umidade e apodrecer.

Quando a umidade aparecer nas paredes, no teto ou no chão, siga o mesmo procedimento usado no banheiro. Para os móveis, deixe-os expostos ao sol e nunca os posicione diretamente sobre o chão – eles devem ficar elevados.

Sterilair Umidade na cozinha
Sterilair Umidade no quarto

Umidade no quarto

Nesse cômodo, os locais que tendem a ficar úmidos são: dentro do armário, embaixo e atrás da cama, perto da janela e, até mesmo, a própria cama.

Os guarda-roupas úmidos que ficam fechados o tempo todo podem ocasionar mofo nas peças. Por isso, ao menos duas vezes por semana, abra a porta do móvel para que a ventilação e luminosidade natural ajudem a remover a umidade. Você também pode usar um spray antimofo dentro deles para ajudar no processo.

Nos armários embutidos que ficam em paredes úmidas (como aquela que é compartilhada com o banheiro), é preciso ter cuidado extra. Sempre coloque produtos que absorvam a umidade em seu interior, como giz de lousa ou carvão.

Umidade na sala

Na sala, também vale ter o mesmo cuidado da cama: deixe um vão entre os móveis e a parede e, se possível, coloque suportes para que eles não fiquem em contato direto com o chão.

Se em sua sala bate pouco sol e não há muita ventilação, o ideal é não possuir carpete nem tapetes, pois eles podem acumular muita água e deixar o ambiente com um odor desagradável.

Para manter a privacidade, substitua as cortinas de tecido por persianas. Elas são mais práticas para limpar – basta água e sabão neutro – e têm menos chances de acumular umidade.

Sterilair Umidade na sala

Sterilair ajuda no combate ao mofo?

O uso diário e constante do Sterilair ajuda a eliminar 99% dos microrganismos nocivos suspensos no ar. Além disso, ele contribui para a redução do "cheiro de mofo", muito comum em casas úmidas que ficam fechadas durante a maior parte do dia.

Sterilair trabalha na eliminação dos:

  • Sterilair ajuda a eliminar: VírusVírus
  • Sterilair ajuda a eliminar: BactériasBactérias
  • Sterilair ajuda a eliminar: FungosFungos
  • Sterilair ajuda a eliminar: ÁcarosÁcaros

Problemas externos que causam umidade em casa

Não conseguiu encontrar a origem da umidade dentro da sua casa? Muitas vezes, para saber de onde vem e como tirar umidade de ambientes fechados, é preciso avaliar os ambientes externos da sua casa.

Os imóveis que não passaram pelo processo de impermeabilização

durante a sua construção estão mais sujeitos a apresentar umidade na parede. Nesse caso, é preciso usar produtos impermeabilizantes nas paredes e no forro, sendo necessário fazer a reaplicação a cada dois anos.

Um sinal claro de umidade é a formação de bolhas e o escurecimento das paredes causado pelo mofo

Se o problema estiver só começando, estoure a bolha e providencie uma nova pintura. No entanto, se houver bolor, é preciso remover com água sanitária, aguardar secar e só então pintar.

Fazer a manutenção das telhas e calhas também pode ajudar a evitar a umidade

Na verdade, muitos locais ficam úmidos devido a transbordamentos e vazamentos causados por calhas entupidas e telhas quebradas.

Porém, vale o alerta: se você não tiver prática com esse tipo de atividade, há o risco de causar uma pane elétrica, quebrar ainda mais telhas e danificar os encanamentos. Recomendamos contratar um profissional especializado para realizar o serviço e, se necessário, reparar o problema.

Outras dúvidas comuns

Por que uma casa úmida é preocupante?

A umidade nas paredes pode favorecer fungos, mofo e até ácaros no ambiente. O mofo pode desencadear alergias e também doenças como a sinusite e a pneumonia.

As fezes dos ácaros, bem como os esporos dos fungos, quando liberados no ar, são inalados pelas vias aéreas e provocam variadas reações no organismo que afetam a nossa saúde.

A longo prazo, as reações causadas pelo contato com esses elementos podem causar doenças respiratórias severas e crônicas

Quais doenças podem ser causadas pelo mofo?

O contato com mofo pode causar doenças como asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e rinoconjuntivite. Por isso, todo cuidado é necessário no combate à umidade excessiva em sua casa.

Parede com umidade: o que fazer?

O primeiro passo é identificar a fonte da umidade. Ela vem de algum ambiente úmido, como a cozinha ou o banheiro? Ou ela vem de um vazamento? Caso esteja apenas relacionada ao ambiente, o uso de um bom purificador de ar e deixar as janelas abertas já devem contribuir para uma boa melhora. Porém, caso o problema seja um vazamento, será preciso solicitar o serviço de um especialista para corrigi-lo.

Referências e mais informações

As principais informações científicas contidas nessa página sobre os efeitos da umidade na parede foram tiradas de fontes confiáveis e especializadas em saúde e bem-estar.

SEGMED, Mofo: fungos causam alergia e até de doenças psiquiátricas. Disponível em:http://segmedcampos.com/blog/mofo-fungos-causam-alergia-e-ate-de-doencas-psiquiatricas/

WALDIR NAGEL SCHIRMER, A poluição do ar em ambientes internos e a síndrome dos edifícios doentes, 2008. Disponível em:https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16n8/3583-3590/