Rinite asmática: como identificar e evitar crises futuras

A rinite asmática, de forma simplificada, pode ser explicada como uma combinação entre a asma e a rinite alérgica. É uma doença muito comum entre crianças e geralmente pode ser identificada por meio do chiado característico que causa em quem convive com ela.

Apesar de causar incômodos, é uma doença tratável e que pode ser aliviada com alguns cuidados diários bastante práticos. Continue lendo para descobrir como.

O que é rinite asmática?

A rinite asmática é uma complicação que combina rinite e asma, podendo qualquer uma das duas ser a primeira doença a aparecer.

Conforme pesquisa conduzida pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia, a rinite alérgica é capaz de aumentar em quatro vezes as chances de aparecimento dos sintomas da asma em pessoas adultas.

Por isso, essa união de doenças respiratórias não é incomum e, quando se tem uma das duas, é recomendável adotar uma postura preventiva para que não surjam outros problemas.

Sterilair Alergia ácaros: sintomase

Sintomas da rinite asmática

A rinite asmática é um tipo de rinite crônica, caracterizando-se por ter sintomas que duram, pelo menos, quatro semanas.

Sterilair Alergia ácaros: sintomase

Os principais sintomas incluem:

  • Coriza;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Obstrução nasal;
  • Chiado no peito;
  • Pressão ou dor no peito;
  • Dificuldade para respirar.

Importante:

Nenhum desses cuidados substitui um tratamento indicado por um(a) médico(a) de sua confiança. Seguir todas as recomendações médicas te ajudará a melhorar e evitar piores quadros de saúde a longo prazo.

Outros tipos de rinite

Além da rinite asmática crônica, existem outros tipos de rinite que compartilham boa parte dos sintomas.

Rinite aguda

A rinite aguda é categorizada por ter sintomas que duram até um mês. As causas podem ser variadas.

Rinite infecciosa

A rinite infecciosa pode advir de vírus ou bactérias, sendo a primeira opção a mais comum e menos severa.

Rinite mista

A rinite mista é aquela que possui mais de uma causa. Pode surgir da combinação entre uma rinite bacteriana e uma alérgica.

Rinite sazonal

A rinite sazonal aparece apenas em épocas em que há um aumento da presença do pólen e/ou diminuição da umidade relativa do ar.

Como Sterilair pode ajudar quem sofre com rinite?

Por sua capacidade comprovada de eliminar até 99% dos microrganismos nocivos suspensos no ar de ambientes fechados com até 20 m², Sterilair pode ser o novo aliado da saúde da sua família.

Ao diminuir o contato com alérgenos, vírus e bactérias, você também estará diminuindo as chances de novas crises, além de favorecer uma melhor qualidade de vida. Tudo isso sem precisar se preocupar, já que Sterilair não demanda manutenção e possui sistemas que tornam seu uso seguro em ambientes com crianças e animais.

Basta ajustar a voltagem, conectar na tomada e aguardar seu efeito.

Garanta o seu Sterilair

Sterilair e a economia com os remédios

Sterilair não trata doenças respiratórias. No entanto, quando usado corretamente, previne o aparecimento dos sintomas, poupando maiores incômodos e, consequentemente, gastos extensivos com remédios. Assista ao vídeo para saber mais.

Dúvidas frequentes sobre rinite asmática

Qual é a diferença entre asma e rinite?

A diferença entre ambas as doenças está principalmente nos sintomas. A rinite geralmente se resume a espirros e coriza, enquanto a asma pode causar chiado no peito, falta de ar e tosse. Apesar de a primeira ser, tecnicamente, menos severa, seus incômodos são consideráveis e podem reduzir a qualidade de vida de quem lida com ela.

Rinite alérgica pode evoluir para asma?

Rinite crônica e aguda são categorias referentes à duração dos sintomas da doença, sendo que aquelas Sim. Quando a rinite alérgica não é corretamente tratada, ela pode ter pioras consideráveis, evoluindo para outras doenças respiratórias como sinusite ou asma. Por isso, fazer o tratamento adequado é fundamental para garantir uma boa saúde respiratória a longo prazo.

Rinite é doença respiratória?

Sim. A rinite consiste na irritação das mucosas nasais. Sendo assim, por afetar uma parte do nosso sistema respiratório, acaba consistindo em uma doença dessa categoria.

Como tratar a rinite asmática?

A rinite asmática pode ser tratada com o auxílio de broncodilatadores em momentos de crise, além da administração de anti-histamínicos, caso os sintomas da rinite sejam despertados por alergias.

Caso você tenha se identificado com algum dos sintomas mencionados aqui, recomendamos que busque o atendimento de um(a) otorrinolaringologista o quanto antes. Esse profissional será capaz de identificar exatamente as causas dos seus sintomas e os melhores tratamentos para a sua necessidade. A automedicação não é recomendada.

Referências científicas sobre rinite alérgica

Pensando no seu bem-estar, as informações desta página foram retiradas de fontes confiáveis e especializadas no tema.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS HOSPITAIS. Rinite alérgica atinge 1⁄4 da população brasileira, afirmam especialistas do Hospital Paulista, 2021. Disponível em:https://www.fbh.com.br/rinite-alergica-atinge-1%E2%81%844-da-populacao-dos-brasileira-afirmam-especialistas-do-hospital-paulista/

HOSPITAL OTORRINO BRASÍLIA. Rinite. Disponível em:https://www.hospitalotorrinobrasilia.com.br/procedimentos/rinite/

ÚNIOR, João Ferreira de Melo, et al. Rinite Alérgica e Não-Alérgica, 2008. Disponível em:https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1334661251rinite.pdf

O GLOBO. Saiba como evitar crises de sinusite e rinite quando o tempo está seco, 2021. Disponível em:https://oglobo.globo.com/saude/saiba-como-evitar-crises-de-sinusite-rinite-quando-tempo-esta-seco-25128857

PIQUET CARNEIRO POLICLÍNICA. Rinite: irritação crônica que pode ser ativada por ações do dia a dia, 2021. Disponível em:http://www.ppc.uerj.br/2021/07/22/rinite-irritacao-cronica-que-pode-ser-ativada-por-acoes-do-dia-a-dia/